sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Filme: O Homem com a Camera

Para os fãs dos videoclipes, o Homem com a câmera é uma boa pedida. Ele pode ser considerado o pai destes vídeos alucinantes que vemos todos os dias na MTV.

É um documentário de 1929, que mostra um dia típico da cidade de Moscou. Pela data do filme não é preciso dizer que ele é mudo, mas há uma versão que re-constrói, com base nas anotações do compositor, a trilha sonora que dava o rítmico estonteante quando a obra era exibida nos grandes cinemas com o acompanhamento de uma orquestra.
O diretor soviético Dizga Vertov foi conhecido pela sua proposta de mostrar a realidade nos seus filmes. Era contra o cinema de ficção e escreveu um manifesto chamado Revolução dos Knocks (kino=cinema + oco=olho). Essa sua proposta pode ser, claramente, vista em seu longa-metragem.

Para os fãs de metalinguagem, o Homem com a câmera, desde o título, traz essa abordagem. Ao longo da película se vê, várias vezes, o câmera com seu equipamento. Ele deixa explicitado que há uma câmera ali e que tudo aqui não passa de um filme.
Por fim, o genial Dziga Vertov se denominava como Autor-Supervisor de Experimento, e não como Diretor. Só mesmo assistindo o filme desse soviético, para entender essa mente revolucionária do cinema que foi Vertov.


Antonio Gonçalves Junior

Nenhum comentário: